Novidades incorporadas até o momento
Como você deve saber, versões beta sempre trazem novas funcionalidades, mas ainda não estão completamente prontas. Ou seja, conforme os testes forem se desenvolvendo, novas alterações poderão ser feitas, bem como problemas antigos e bugs novos serão corrigidos. O usuário, no entanto, não notará diferenças entre a versão atualmente disponível e a 2.0 Beta, que ainda está em desenvolvimento. As maiores alterações são de caráter interno, ou seja, correções em pequenos problemas, ajustes e melhorias na programação e forma como o µTorrent trabalha. Veja abaixo algumas das novidades:
— Melhoria no sistema de gerenciamento da conexão, para que o impacto do cliente de torrent não seja tão grande, ou seja, a ideia é não deixar mais que os seus torrents atrapalhem a navegação.
— Muitos serviços de internet banda larga estão limitando a quantidade de dados que você pode transferir por mês. Como downloads por torrent são ladrões de franquias de dados, o µTorrent teve uma adição interessante, permitindo que você defina um limite de dados. Assim, quando tal limite for atingido, o programa irá parar os trabalhos de download para não estrapolar os limites impostos pelo serviço contradado.
— Foi adicionado um assistente que testa as configurações da sua rede, para verificar se as portas de comunicação necessárias para o bom funcionamento do µTorrent estão devidamente abertas.
— Muitas outras mudanças foram feitas em relação às versões anteriores, mas elas terão reflexos quase imperceptíveis para o usuário.
Versátil e Eficaz
Não há motivo para preocupação. Estes pequenos arquivos funcionam como uma espécie de guia que fornecem as coordenadas para o download, tais como: endereço da fonte, nome do arquivo e tamanho. A função de um cliente torrent, portanto, é a de executar esses pequenos guias e iniciar o download, de modo que você possa gerenciá-lo e acompanhar o seu progresso.
Rapidez
A grande vantagem dos arquivos torrent em relação a downloads diretos está no mecanismo de distribuição, o qual compartilha automaticamente os pedaços baixados por cada usuário, minimizando (e muito) o uso do servidor. Deste modo, todos compartilham trechos do arquivo entre si e elimina-se o problema com filas para download, encontrado frequentemente em servidores diretos.
Praticidade
µTorrent não requer instalação e permanece na barra de sistema (ao lado do relógio), ocupando menos de 6MB de memória RAM! Mesmo sendo tão portátil, oferece inúmeros recursos para o controle de downloads, bem como definição de prioridades e informações sobre as fontes. Além disso, conta com uma interface muito agradável e de fácil uso, com botões ilustrados muito bem definidos.
Recursos
Não perca mais tempo na fila de espera por downloads. Utilize o µTorrent para baixar seus arquivos e comprove sua eficiência junto a dados torrent!
A UNIÃO BITTORRENT E
Se você conhece os clientes BitTorrent e µTorrent e percebeu muitas semelhanças entre eles nas suas últimas versões — mais semelhanças que o normal entre clientes torrent —, tudo pode ser facilmente explicado. Afinal, não se trata de uma mera coincidência. O criador do BitTorrent, Bram Cohen, anunciou, em dezembro de 2006, que havia comprado o µTorrent, concorrente mais leve e com recursos inovadores.
Em 2007, o BitTorrent lançou a primeira versão do programa que conta com as melhorias trazidas pelo µTorrent. Além disso, poucos dias antes, o próprio µTorrent também foi lançado com os benefício de seu comprador.
O BitTorrent trouxe de seu ex-concorrente a base da interface, além dos conteúdos dos menus na barra deles. Isso significa que funções avançadas, como aprimorar a sua interface Web, foram finalmente adicionadas ao BitTorrent. Outro benefício “importado” foi a leveza. Uma das principais características do µTorrent é que ele quase não exige nada de seu sistema, e o BitTorrent se aproveitou disso e ficou mais leve também.
Ambos possuem rastreador RSS e barra de pesquisas, mas é justamente aí que os dois programas seguem caminhos diferentes. O µTorrent direciona suas buscas no MiniNova, enquanto que o BitTorrent busca no site homônimo, que possui a maior parte de seu conteúdo pago. Além disso, o BitTorrent oferece o serviço Get Stuff, com links para filmes, TV, música e jogos, tudo no site do cliente.
Não há sinais que Bram Cohen vai abandonar um dos dois clientes. Um desses sinais é o fato de que o BitTorrent continua com o código aberto e o µTorrent continua com o mesmo fechado. O simples fato de manter dois programas distintos também indica essa preocupação de não acabar com nenhum deles.
Em discussões em diversos fóruns, comenta-se que o µTorrent poderia ser uma versão portátil do BitTorrent, mantendo este último como uma versão convencional para desktop. No entanto, não há nada que confirme esses boatos.
Para saber mais sobre o BitTorrent e baixá-lo, clique aqui.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: esta é a versão 2.0 Beta, o que significa que erros ainda podem ocorrer, pois o programa não está totalmente estável. Se você preferir, pode baixar a última versão antes do Beta, que apesar de não ter algumas funções presentes no 2.0, é estável e sem problemas.